quarta-feira

Profiteroles




Adoro profiteroles, raramente faço, é certo, mas a massa - com a Bimby- é muito fácil de fazer. Talvez não me aventurasse a fazê-la à mão, confesso...

A foto, foi a que se arranjou com os dois gulosos a meter a colher (literalmente) enquanto tentava tirar uma fotografia decente... 

Massa
(fonte: Livro de receitas base - Vorwerk)

Ingredientes:

160g de farinha
250g de água
100g de manteiga
1 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar
4 Ovos 

Preparação:

Pese a farinha e reserve.
No copo coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. 
Junte a farinha de uma só vez e programe 15 segundos, velocidade 4. Retire do copo base e deixe a massa arrefecer 5 minutos.
Bata os ovos à parte, com a bimby em funcionamento na velocidade 4 adicione os ovos através do bocal da tampa. De seguida retire e coloque a massa num saco pasteleiro e deixe repousar durante 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200º. Num tabuleiro forrado com papel vegetal faça pequenos montes separadamente um dos outros com a ajuda do saco pasteleiro. Reduza a temperatura para 160º e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados.

Recheio:
Usei o creme de pasteleiro da marca Dulcis... opinião sincera? enfim, sabe a creme industrial... não é mau, mas não é a nossa preferência.
Mas pode usar chantilly, ou qualquer outro creme à sua escolha.


Cobertura
Ganache de chocolate simples
Bimby:
Aquecer as natas (100ml), 90º 2min vel 2. Juntar o chocolate partido (200g), esperar um pouco para amolecer e envolver bem, 37º 1min vel4.

1 comentário: