quinta-feira
Red Velvet Brownie (sem glúten e sem gordura)
Vi esta receita no canal 24 Kitchen, no programa Doces Bons, Doces Maus. Este era um dos 'doces bons' e fiquei com vontade de experimentar...
Sinceramente? É só um dos melhores bolos de chocolate que já comi... sabe mesmo a chocolate, sem ser demasiado doce... e com calorias reduzidas... um paraíso para os amantes de chocolate... como eu ;)
Ingredientes:
150 g de chocolate escuro (70% cacau)
400 g de beterraba cozida
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos
1 pitada de sal
250 g de açúcar
35 g de farinha de arroz
50 g de amêndoas moídas
70 g de cacau magro em pó
2 colher de chá de fermento em pó
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160 ° C.
Forrar a forma (tipo tabuleiro, quadrado ou rectangular) com papel vegetal e untar ligeiramente. Derreter o chocolate (em banho-maria ou no microondas).
Retire a pele da beterraba e reduzi-la a puré (Bimby: 1 min vel. 5-7-9), reserve.
Bater os ovos com o açúcar e o sal até obter uma mistura espumosa e espessa (Bimby - com borboleta: 6min, vel.4).
Adicionar o puré de beterraba, o extracto de baunilha e chocolate derretido e mexa delicadamente (bimby: 10 seg vel.4).
Misturar a farinha de arroz, as amêndoas moídas, o cacau em pó e fermento e misturar (Bimby: 10seg, vel. 4).
Colocar a massa na forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Desenformar apenas depois de arrefecer.
Servir cortados aos quadrados e peneirados com açucar em pó e/ou cacau em pó.
domingo
Bolo de Laranja - sem lactose, sem gluten, sem açúcar e sem gordura
Sim, pelo título nem parece um bolo... mas é e é bom :)
Não é muito doce, mas para isso basta acrescentar mais mel. Acho que satisfaz o desejo de doce e pode comer-se sem (muita) culpa.
Na minha opinião esta receita beneficiaria se levasse um pouco de gordura, uns 100ml de óleo (à escolha) chegariam para fazer a diferença, mas mesmo assim como eu fiz é muito agradável.
Ingredientes:
2 chávena de farinha de arroz
3 ovos
100 ml de sumo de laranja – eu fiz o dobro, sendo que os restantes 100ml coloquei por cima do bolo depois de feito.
raspas de 1 laranja
3/4 de chávena de mel (se quiser mais doce colocar pelo menos 1 chávena)
1 c. de sobremesa de fermento
1 c. sobremesa de bicarbonato de sódio
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar a farinha, os ovos, o sumo de laranja, o mel e as raspas de laranja no liquidificador e bata bem (bimby - vel.4, 1 minuto). Por fim adicione o fermento e o bicarbonato de sódio e bata mais um pouco.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo
Quando retirar, deitar o restante sumo por cima do bolo ainda quente. Eu ainda coloquei por cima amêndoa ralada.
Não é muito doce, mas para isso basta acrescentar mais mel. Acho que satisfaz o desejo de doce e pode comer-se sem (muita) culpa.
Na minha opinião esta receita beneficiaria se levasse um pouco de gordura, uns 100ml de óleo (à escolha) chegariam para fazer a diferença, mas mesmo assim como eu fiz é muito agradável.
Ingredientes:
2 chávena de farinha de arroz
3 ovos
100 ml de sumo de laranja – eu fiz o dobro, sendo que os restantes 100ml coloquei por cima do bolo depois de feito.
raspas de 1 laranja
3/4 de chávena de mel (se quiser mais doce colocar pelo menos 1 chávena)
1 c. de sobremesa de fermento
1 c. sobremesa de bicarbonato de sódio
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar a farinha, os ovos, o sumo de laranja, o mel e as raspas de laranja no liquidificador e bata bem (bimby - vel.4, 1 minuto). Por fim adicione o fermento e o bicarbonato de sódio e bata mais um pouco.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo
Quando retirar, deitar o restante sumo por cima do bolo ainda quente. Eu ainda coloquei por cima amêndoa ralada.
Bola fofa de chouriço e bacon
Bem, esta receita já levou muitas voltas... mas a massa é a mesma dos fofos de carne picada que fiz há uns tempos.
Desta vez fiz em tamanho grande e alterei o recheio... ou seja, é super versátil.
Ingredientes
Massa:
250gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de café de sal fino
25 gr de margarina
50 gr. de óleo
250 gr de leite
2 ovos
Recheio:
1/2 naco de bacon
1/2 chouriço
Preparação
Recheio:
cortar o bacon e o chouriço em cubos pequenos e saltear (sem óleo) numa frigideira. Reservar.
Para a massa:
Juntar todos os ingredientes e bater bem (Bimby: vel 3).
Adicionar o recheio e envolver.
Colocar na forma e levar a forno médio (180º) até ficar dourada (aprox. 40min).
Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar e cortar.
Desta vez fiz em tamanho grande e alterei o recheio... ou seja, é super versátil.
Ingredientes
Massa:
250gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de café de sal fino
25 gr de margarina
50 gr. de óleo
250 gr de leite
2 ovos
Recheio:
1/2 naco de bacon
1/2 chouriço
Preparação
Recheio:
cortar o bacon e o chouriço em cubos pequenos e saltear (sem óleo) numa frigideira. Reservar.
Para a massa:
Juntar todos os ingredientes e bater bem (Bimby: vel 3).
Adicionar o recheio e envolver.
Colocar na forma e levar a forno médio (180º) até ficar dourada (aprox. 40min).
Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar e cortar.
Wacky Cake de chocolate - vegan friendly (sem ovos nem leite)
Este bolo parece mentira, não tem ovos, nem leite. Para fazê-lo não precisamos de taças nem de misturadoras... além de totalmente apto para vegans.
Fica divinal e é super versátil!
Não tem muito que saber, a massa faz-se directamente na forma e a cobertura é totalmente opcional (e pode ser feita a gosto).
Ingredientes:
1 1/2 chávenas farinha
3 c. sopa cacau em pó
1 chávena de açucar
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de sal
1 c. chá de vinagre branco (eu usei sumo de limão)
1 c. chá de extracto de baunilha
5 c. sopa de óleo vegetal
1 chávena de água
Modo de preparação:
Num forma quadrada (aprox. 20 cm de lado) previamente untada, juntar os ingredientes secos (os 5 primeiros), misturando-os de forma uniforme.
De seguida fazer três depressões nesta mistura, duas menores e uma maior. Nas duas menores colocar o sumo de limão e o extracto de baunilha e no maior o óleo.
Finalmente juntar a água e misturar bem, de forma a fazer uma massa lisa e uniforme.
Levar a forno pré aquecido a 180ºC durante aprox. 30 minutos (fazendo o teste do palito deve sair seco), não deixando nunca cozer demais.
Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar.
A cobertura é opcional e a gosto, eu fiz a cobertura de brigadeiro (juntei uma lata de leite condensado com 4 colheres de sopa de cacau e duas colheres de sopa de leite normal e levei ao microondas por 3 minutos).
Receita retirada e adaptada de Sweet Little Blue Bird
Fica divinal e é super versátil!
Não tem muito que saber, a massa faz-se directamente na forma e a cobertura é totalmente opcional (e pode ser feita a gosto).
Ingredientes:
1 1/2 chávenas farinha
3 c. sopa cacau em pó
1 chávena de açucar
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de sal
1 c. chá de vinagre branco (eu usei sumo de limão)
1 c. chá de extracto de baunilha
5 c. sopa de óleo vegetal
1 chávena de água
Modo de preparação:
Num forma quadrada (aprox. 20 cm de lado) previamente untada, juntar os ingredientes secos (os 5 primeiros), misturando-os de forma uniforme.
De seguida fazer três depressões nesta mistura, duas menores e uma maior. Nas duas menores colocar o sumo de limão e o extracto de baunilha e no maior o óleo.
Finalmente juntar a água e misturar bem, de forma a fazer uma massa lisa e uniforme.
Levar a forno pré aquecido a 180ºC durante aprox. 30 minutos (fazendo o teste do palito deve sair seco), não deixando nunca cozer demais.
Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar.
A cobertura é opcional e a gosto, eu fiz a cobertura de brigadeiro (juntei uma lata de leite condensado com 4 colheres de sopa de cacau e duas colheres de sopa de leite normal e levei ao microondas por 3 minutos).
Receita retirada e adaptada de Sweet Little Blue Bird
segunda-feira
10 dicas para cozinhar com as crianças, sem stress
Traduzi e adaptei este texto do site MyKidsTime ... achei tão engraçado! Sempre adorei ajudar a minha mãe na cozinha e o meu filho faz o mesmo comigo. Às vezes tenho mais trabalho, confesso, mas vale tanto a pena!
10 dicas para cozinhar com as crianças, sem stress
Encorajar as crianças na cozinha pode testar a sua paciência, mas compensa a longo prazo. Sheila Wayman partilha as suas 10 dicas para cozinhar com as crianças, sem preocupações.
Ao dar às crianças o controlo e a sensação de pertença, elas ficam muito mais entusiasmadas - não apenas com cozinhar, mas também com comer o que acabaram de fazer. Sheila compreende as preocupações de alguns pais, mas sublinha que deixar as crianças livres na cozinha é um "bom investimento a longo prazo".
#1. Entre "no espírito"
Se está cansada, irritada ou com pressa, esqueça. Cozinhar com crianças requer energia, paciência e tolerância para a confusão.
#2. Abra uma selecção de receitas
Dê à criança um pouco de controlo, deixando-a escolher a receita. Compreenda a complexidade mas vá de "mente aberta".
#3. Seja organizada
Confirme se possui tudo o que é necessário para a receita em questão. Planeie com alguma antecipação; se pretende fazer um bolo, pese e prepare os ingredientes (por exemplo... embora se ela for mais crescida esta seja uma tarefa excelente para fazer sozinha!), tenha aventais e todos os tipos de equipamentos necessários (e que a criança possa manusear). Converse com a criança sobre o que vão fazer e o que se espera dela e o que ela não deve fazer (mexer no forno, por exemplo).
#4. Façam as compras em conjunto
Depois de escolher a receita, façam a lista de ingredientes (a criança pode escrever essa lista) e, se for necessário, vão comprá-los em conjunto.
#5. Preste atenção à apresentação
As crianças gostam que as suas criações fiquem o mais parecidas com as fotos das receitas... por um lado esforce-se para que fique bem, por outro valorize a expressão individual!
#6. Fomente a "produção"
Nem que seja apenas um vaso de ervas aromáticas, tente cultivar algo com a criança que possam utilizar enquanto cozinham.
#7. Estabeleça regras básicas
Insista nas regras básicas como: lavar as mãos antes de iniciar e, com crianças mais pequenas, ter um apoio estável para chegarem à bancada.
#8. Tenha atenção ao tempo
Tente que a receita não demore mais do que 30 minutos, de forma a conseguir entrar e sair da cozinha em aproximadamente 1hora. Mais do que isso a criança cansa-se, embora em casa ela possa fazer outras coisas durante o tempo em que um assado está no forno, por exemplo.
#9. Não interfira
Controle a tentação de interferir no que a criança está a fazer, ou em impedi-las de fazer algo que considera perigoso. Usar uma faca é algo que podem (e devem) aprender, para isso ensine como fazê-lo com segurança e esteja atenta, mas deixe que a criança tente fazê-lo.
#10. Convide-os a lavar a loiça
É uma questão de princípio não os deixar ir embora na altura de limpar. Pode parecer mais trabalho (ainda) para si, mas é importante para elas aprenderem.
Acima de tudo... Aproveite e divirtam-se juntos! <3>3>
sábado
Muffins de chocolate
No passado domingo (dia de bolo segundo o M) decidi fazer um bolinho que desse para levar para férias e que conciliasse a vontade de chocolate do filhote...
Muffins de chocolate pareceu-nos uma boa ideia... e ainda durou para os primeiros dias de férias :)
Ingredientes (fazem 12 muffins tamanho standard - os meus era formas grandes, fez 6):
2 chávenas de farinha
1 chávena açúcar
3/4 chávena de pedaços de chocolate
1/2 chávena de cacau magro em pó
1 c. chá fermento
1 c. chá extrato de baunilha
1 ovo
1 chávena de natas
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo vegetal
1/4 chávena de pedaços de chocolate (para a cobertura)
Preparação:
Combinar o ingredientes secos (farinha, açúcar, pedaços de chocolate, cacau e fermento) numa taça. Reservar.
Juntar os ingredientes húmidos (ovo, extrato de baunilha, leite, natas e óleo) e bater um pouco.
Misturar bem os ingredientes húmidos aos secos com uma colher (sem bater).
Colocar nas formas (preferencialmente colocar formas de papel dentro das formas de muffin/queque) até 3/4.
Levar a forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 20min ou até o palito sair seco.
Gostava de vos ter mostrado melhor o bolo por dentro... mas esta foi a que me deixaram tirar ;)
Muffins de chocolate pareceu-nos uma boa ideia... e ainda durou para os primeiros dias de férias :)
Ingredientes (fazem 12 muffins tamanho standard - os meus era formas grandes, fez 6):
2 chávenas de farinha
1 chávena açúcar
3/4 chávena de pedaços de chocolate
1/2 chávena de cacau magro em pó
1 c. chá fermento
1 c. chá extrato de baunilha
1 ovo
1 chávena de natas
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo vegetal
1/4 chávena de pedaços de chocolate (para a cobertura)
Preparação:
Combinar o ingredientes secos (farinha, açúcar, pedaços de chocolate, cacau e fermento) numa taça. Reservar.
Juntar os ingredientes húmidos (ovo, extrato de baunilha, leite, natas e óleo) e bater um pouco.
Misturar bem os ingredientes húmidos aos secos com uma colher (sem bater).
Colocar nas formas (preferencialmente colocar formas de papel dentro das formas de muffin/queque) até 3/4.
Levar a forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 20min ou até o palito sair seco.
Gostava de vos ter mostrado melhor o bolo por dentro... mas esta foi a que me deixaram tirar ;)

Gambas maravilhosas
quarta-feira
Sapateira

Adaptei da receita da Soft... fica óptima!!
Ingredientes:
20 g de pão
1 ovo cozido
20 g de cerveja
1 c. chá de mostarda
2 c. sopa de maionese
1 pitada de pimenta
1 pitada de piri piri
1 Sapateira fêmea com aproxi. 650 grs, cozida.
Preparação:
Abrir a sapateira, retirar o miolo, lavar a carapaça e reservar.
Colocar no copo o pão, o ovo cozido e picar 5 segundos, velocidade 9.
Adicionar a cerveja, a mostarda, a maionese, a pimenta e o piripiri e envolva 8 segundos, velocidade 3 1/2.
Juntar o miolo da sapateira e misture 6 segundos, velocidade 4.
Colocar o recheio na carapaça e reserve no frigorifico cerca de 45 minutos. Sirva com tostas.
Profiteroles
Adoro profiteroles, raramente faço, é certo, mas a massa - com a Bimby- é muito fácil de fazer. Talvez não me aventurasse a fazê-la à mão, confesso...
A foto, foi a que se arranjou com os dois gulosos a meter a colher (literalmente) enquanto tentava tirar uma fotografia decente...
Massa
(fonte: Livro de receitas base - Vorwerk)
Ingredientes:
160g de farinha
250g de água
100g de manteiga
1 colher de chá de sal
1 pitada de açúcar
4 Ovos
Preparação:
Pese a farinha e reserve.
No copo coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Junte a farinha de uma só vez e programe 15 segundos, velocidade 4. Retire do copo base e deixe a massa arrefecer 5 minutos.
Bata os ovos à parte, com a bimby em funcionamento na velocidade 4 adicione os ovos através do bocal da tampa. De seguida retire e coloque a massa num saco pasteleiro e deixe repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200º. Num tabuleiro forrado com papel vegetal faça pequenos montes separadamente um dos outros com a ajuda do saco pasteleiro. Reduza a temperatura para 160º e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que fiquem dourados.
Recheio:
Usei o creme de pasteleiro da marca Dulcis... opinião sincera? enfim, sabe a creme industrial... não é mau, mas não é a nossa preferência.
Mas pode usar chantilly, ou qualquer outro creme à sua escolha.
Cobertura
Ganache de chocolate simples
Bimby:
Aquecer as natas (100ml), 90º 2min vel 2. Juntar o chocolate partido (200g), esperar um pouco para amolecer e envolver bem, 37º 1min vel4.
sábado
Paixão de Frutos Silvestres

Uma pequena delícia feita com frutos silvestres frescos...
Nº de pessoas: esta foi feita para duas, mas chegava perfeitamente para 4!!
Ingredientes:
320g de frutos silvestres (amoras, framboesas e mirtilos) preferencialmente frescos
+ 30g para decoração
100g de açucar
1 pitada de sal
2 c. sopa de sumo de limão
pão tipo-forma sem côdea
1 pacote de natas para bater
1 c. sopa de açucar baunilhado
Preparação
1- Preparar o chantilly com o açúcar baunilhado (Bimby: Colocar a Borboleta e adicionar para o copo as natas bem frescas e o açucar baunilhado, bater 1,5 min. velocidade 3 ou 3 1/2.)
Reservar.
2 - Preparar o molho de frutos silvestres
Bimby: Encaixar a Borboleta. No copo, colocar os frutos silvestres, o açucar, o sumo de limão e o sal, programar 5 min, vel. colher inversa, 100º. Os frutos não devem ficar desfeitos.
Tradicional: Colocar os frutos silvestres, o açúcar, o sumo de limão e o sal numa panela de fundo espesso e deixar ferver sem mexer muito, até criar uma calda sem desfazer os frutos.
Retirar, separando os frutos da calda, e deixar arrefecer.
3 - Preparar o pão e montagem
Cortar o pão em fatias muito finas e retirar as côdeas (eu utilizei o pão ultra-rápido que fiz na máquina do pão, pois fica muito muito fofinho).
Forrar as formas (eu usei tacinhas) com papel aderente.
Fazer uma primeira camada de pão que se rega com um colher de sopa de calda e uma colher de sopa de frutos silvestres.
Tapar com mais um pouco de pão e repetir a operação mais 2 vezes acabando com pão.
Reservar alguma calda para enfeitar.
Cobrir com mais pelicula aderente e calcar.
Colocar no frigorífico durante 3 a 4 horas.
4 - decorar e servir
Retirar a película aderente e colocar no prato de servir, regar com mais umas colheres de calda, pôr uma colher de sopa de chantilly por cima e enfeitar com os frutos reservados.
Um passo-a-passo:


NotasEsta receita foi baseada numa que vi no site da Martha Stewart chamada "Summer Pudding".
As quantidades que fiz deram para dois "pudinzinhos" que fiz numas tacinhas de vidro (levam cerca de 350ml de líquido).
quarta-feira
Carnaval - Máscaras DIY
Aí está mais um Carnaval... não é a minha época preferida, mas o filho gosta e eu faço gosto em criar coisas novas todos os anos (para ele).
Esta máscara não é deste ano... foi no ano passado, quando da escolinha pediram (com um prazo de 3 dias) que as crianças fossem mascaradas de super-heróis (e nem sequer era Carnaval!).
Nós não tínhamos uma, nem havia máscaras "em todo o lado", confesso que também não queria gastar muito...
Pesquisei um pouco e fui-me inspirando... decidi então criar um fato que baptizámos de "Capitão Super Espacial".
O mais elaborado foi mesmo a máscara... mas mesmo essa faz-se rapidamente (garantidamente, se eu consigo, toda a gente consegue!).
Máscara:
- Feltro azul
- Feltro amarelo
- Elástico
- modelo de máscara (baseei-me neste)
- cola UHU
Marcar o modelo da máscara no feltro azul, duas vezes, e recortar.
Prender as pontas do elástico entre as duas partes da máscara, colando-as.
Recortar estrelas do feltro amarelo e colar na máscara.
Aconselho a reforçar as duas máscaras, cosendo-as, bem como as estrelas.
Fato
- Camisola ou T-shirt azul
- Capa vermelha (opcional)
- Feltro Vermelho, Branco e Amarelo
- Cola UHU
- modelo da nave (baseei-me nesta - mas fiz em desenho livre)
Desenhar nos feltros e recortar a forma da nave, colando-os ao tecido (em princípio não é necessário reforçar, mas pode ser feito).
Desenhar no feltro e recortar uma estrela grande, colando-a à capa.
Fazer os punhos: recortar um quadrado grande em feltro (os cantos opostos têm de dar a volta ao braço da criança), dobrando uma ponta, enrolar à volta do braço e colar (dar espaço para poder tirar e pôr). Enfeitar com uma estrela.
No final dei uns retoques com pincel e tinta, o que é totalmente opcional.
A inspiração veio deste site http://www.twindragonflydesigns.com/no-sew-super-hero-costumes-tutorial/
Esta máscara não é deste ano... foi no ano passado, quando da escolinha pediram (com um prazo de 3 dias) que as crianças fossem mascaradas de super-heróis (e nem sequer era Carnaval!).
Nós não tínhamos uma, nem havia máscaras "em todo o lado", confesso que também não queria gastar muito...
Pesquisei um pouco e fui-me inspirando... decidi então criar um fato que baptizámos de "Capitão Super Espacial".
O mais elaborado foi mesmo a máscara... mas mesmo essa faz-se rapidamente (garantidamente, se eu consigo, toda a gente consegue!).
Máscara:
- Feltro azul
- Feltro amarelo
- Elástico
- modelo de máscara (baseei-me neste)
- cola UHU
Marcar o modelo da máscara no feltro azul, duas vezes, e recortar.
Prender as pontas do elástico entre as duas partes da máscara, colando-as.
Recortar estrelas do feltro amarelo e colar na máscara.
Aconselho a reforçar as duas máscaras, cosendo-as, bem como as estrelas.
Fato
- Camisola ou T-shirt azul
- Capa vermelha (opcional)
- Feltro Vermelho, Branco e Amarelo
- Cola UHU
- modelo da nave (baseei-me nesta - mas fiz em desenho livre)
Desenhar nos feltros e recortar a forma da nave, colando-os ao tecido (em princípio não é necessário reforçar, mas pode ser feito).
Desenhar no feltro e recortar uma estrela grande, colando-a à capa.
Fazer os punhos: recortar um quadrado grande em feltro (os cantos opostos têm de dar a volta ao braço da criança), dobrando uma ponta, enrolar à volta do braço e colar (dar espaço para poder tirar e pôr). Enfeitar com uma estrela.
No final dei uns retoques com pincel e tinta, o que é totalmente opcional.
A inspiração veio deste site http://www.twindragonflydesigns.com/no-sew-super-hero-costumes-tutorial/
sábado
São Valentim - Manualidades
Alguém aqui gosta, como eu, de fazer manualidades com os/as filhos/as?
Ando frequentemente a pesquisar possíveis actividades para fazer e vou começar a partilhar algumas, incluindo as inspirações...
Começo com a inspiração para o dia de S. Valentim heart em
Ando frequentemente a pesquisar possíveis actividades para fazer e vou começar a partilhar algumas, incluindo as inspirações...
Começo com a inspiração para o dia de S. Valentim heart em
(clicar na imagem)
terça-feira
O Chocolate em Lisboa
O maior evento de chocolate realizado em Portugal volta ao Campo Pequeno!
De 5 a 8 de Fevereiro de 2015, a arena do Campo Pequeno vai receber O Chocolate em Lisboa, um evento que reúne os melhores projectos artesanais de chocolate,
as marcas de prestígio desta iguaria e renomados chefs numa experiência única que promete ser uma verdadeira explosão para os sentidos.
Na arena do Campo Pequeno todos os sentidos vão ser despertados com deliciosos e irresistíveis chocolates provenientes de diferentes países: Portugal, Bélgica, Suíça, Espanha, França, Itália, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, EUA e Vietname. São cerca de 70 os expositores de marcas e chocolates que vão fazer as delícias daqueles que passarem n’O Chocolate em Lisboa, destacando-se entre outros a Callebaut, Valrhona, Michael Cluizel, Casa Grande Chocolatier, Marbela, L' éclair, Imperial, Mestre Cacau, Denegro, Chocolataria Equador.
Para além desta irresistível mostra de chocolate, os visitantes podem ainda contar com vários show cookings, com demonstrações práticas de receitas com a iguaria “estrela” desta iniciativa, pela mão de chefes pasteleiros e mestres chocolateiros de renome. Para quem desejar aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, estão programados vários workshops/provas, acessíveis a todos os visitantes, sendo que a inscrição nos mesmos tem o custo entre 8 e 10 euros.
A exemplo do ano passado, o “Cacau Lounge”, espaço com a assinatura da prestigiada ‘Casa da Comida’, servirá refeições ligeiras e um delicioso Cacau quente a todos os que quiserem fazer uma pausa.
O Chocolate em Lisboa dá a conhecer uma mostra diversificada do melhor chocolate que é feito e se pode encontrar em Portugal e no mundo.
Um evento imperdível para todos os “chocolovers” e “chocoaddicts”.
Local: Campo Pequeno
Data: 5 a 8 de Fevereiro de 2015
Horário: 10h30 às 21h30
Preço: 3,50€ (6 aos 11 anos 1,00€)
Mais informações em www.campopequenotauromaquia.
www.facebook.com/CampoPequeno
Ameijoas à Bolhão Pato (TM31)
Aqui por casa adoramos ameijoas e esta receita é bastante boa e prática.
Utilizei ameijoas vietnamitas por razões logísticas...
Ingredientes
1Kg Amêijoas
100g de azeite
6 Dentes de alho
100g de vinho branco
Sal e pimenta
salsa
sumo de limão
Preparaçao
Bimby/TM31:
Picar os alho, 5 seg, Vel.5.Acrescentar o azeite, o vinho, o sal e a pimenta e programar 20 min. vel 1, temp.Varoma.
As ameijoas colocam-se no recipiente Varoma que se monta na Bimby.
No final do tempo as ameijoas devem estar abertas, se não for o caso programam-se mais 5 minutos.
Depois de cozinhadas colocam-se as ameijoas numa travessa e o molho por cima, povilha-se com salsa picada e sumo de um limão para cima.

Receita retirada do FórumBimby
Utilizei ameijoas vietnamitas por razões logísticas...
Ingredientes
1Kg Amêijoas
100g de azeite
6 Dentes de alho
100g de vinho branco
Sal e pimenta
salsa
sumo de limão
Preparaçao
Bimby/TM31:
Picar os alho, 5 seg, Vel.5.Acrescentar o azeite, o vinho, o sal e a pimenta e programar 20 min. vel 1, temp.Varoma.
As ameijoas colocam-se no recipiente Varoma que se monta na Bimby.
No final do tempo as ameijoas devem estar abertas, se não for o caso programam-se mais 5 minutos.
Depois de cozinhadas colocam-se as ameijoas numa travessa e o molho por cima, povilha-se com salsa picada e sumo de um limão para cima.
Receita retirada do FórumBimby
segunda-feira
"Brownies" de chocolate, manteiga de amendoim e nozes
Pelo título já perceberam que é uma bomba certo? Tem a vantagem de, só com um pedacinho, conseguirmos satisfazer o desejo de gulodice.
Ingredientes (para 20 a 30 pedaços, dependendo do tamanho)
225g manteiga de amendoim
200g chocolate negro, em pedaços
240g açucar amarelo
3 ovos
100g farinha com fermento
nozes qb
Preparação
Reservar 50g de manteiga de amendoim e de chocolate.
Juntar a restante manteiga de amendoim, chocolate e açucar e levar ao microondas (médio) mexendo com regularidade até o açucar estar totalmente dissolvido e o chocolate derretido.
Com uma colher (de pau) incorporar os ovos, um a um, e finalmente a farinha peneirada (sem bater).
Colocar num tabuleiro (aprox 20 x 30 cm) previamente untada e forrada com papel vegetal.
Amolecer a manteiga de amendoim no microondas e espalhar por cima da massa, juntamente com as nozes e o restante chocolate partido em pedaços.
Levar ao forno previamente aquecido nos 180ºC durante cerca de 30 mins ou até ter uma crosta mas o interior estar relativamente mal cozido.
Deixar arrefecer, cortar em quadrados e... servir!
Ingredientes (para 20 a 30 pedaços, dependendo do tamanho)
225g manteiga de amendoim
200g chocolate negro, em pedaços
240g açucar amarelo
3 ovos
100g farinha com fermento
nozes qb
Preparação
Reservar 50g de manteiga de amendoim e de chocolate.
Juntar a restante manteiga de amendoim, chocolate e açucar e levar ao microondas (médio) mexendo com regularidade até o açucar estar totalmente dissolvido e o chocolate derretido.
Com uma colher (de pau) incorporar os ovos, um a um, e finalmente a farinha peneirada (sem bater).
Colocar num tabuleiro (aprox 20 x 30 cm) previamente untada e forrada com papel vegetal.
Amolecer a manteiga de amendoim no microondas e espalhar por cima da massa, juntamente com as nozes e o restante chocolate partido em pedaços.
Levar ao forno previamente aquecido nos 180ºC durante cerca de 30 mins ou até ter uma crosta mas o interior estar relativamente mal cozido.
Deixar arrefecer, cortar em quadrados e... servir!
domingo
Mercado de Natal Português e Solidário
Venho ajudar na divulgação de uma iniciativa que considero interessante - Um mercado de Natal Solidário e Português. Trata-se de um grande Mercado de Natal só com produtos portugueses onde mais de 120 pequenos artesãos vão expor produtos de autor.
UM MERCADO DE NATAL PORTUGUÊS E SOLIDÁRIO
Artesanato, Design, Vintage, Livros, Brinquedos, Gourmet, Bio, Artes Plásticas, Miniaturas, Cerâmica, Joalharia, Solidariedade.
O Campo Pequeno recria, uma vez mais, o espírito dos mercados antigos portugueses. Os produtos e artigos presentes serão exclusivamente de origem portuguesa ou manufacturados em Portugal, tradicionais ou contemporâneos, maioritariamente de autor.
Uma das novidades deste ano será a criação de um espaço de petiscos e tapas com assinatura, elaborados exclusivamente com produtos existentes no mercado, vinhos de pequenos produtores, cerveja artesanal portuguesa e gins nacionais, que proporcionarão uma zona de convívio gourmet que fará com certeza as delícias do público.
Data: 4 a 8 de Dezembro de 2014
Horário: 11:00 às 21:00 horas
Local: Arena do Campo Pequeno (piso da arena alcatifado, espaço coberto)
Entrada: 1€ (dedutível em qualquer compra, de valor igual ou superior a 8€)
Mais informações em: https://www.facebook.com/ Mercado.de.Natal
Feijoada de Camarão

Em meia-hora fiz uma feijoada de camarão... nada mal!! Fiz apenas metade da receita, mas as quantidades que coloco são da receita completa, que dá para 5 pessoas.
Ingredientes
650g miolo de camarão (grande)
650g miolo de camarão (grande)
1/2 chouriço
2 latas de feijão branco
2 cenouras
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 dl polpa de tomate
40g de azeite
1dl vinho branco
1/2 cubo de caldo de marisco (eu coloquei um pouco do meu caldo caseiro)
Sal, pimenta e piri piri qb
Preparação:
Picar a cebola e os alhos no copo (Bimby: 5seg, Vel.6) e refogar juntando azeite e cenouras às rodelas (Bimby: 5 min, vel colher inversa, 100º).
Acrescentar o vinho, a polpa de tomate, o caldo e o chouriço cortado às rodelas, e deixar cozinhar um pouco (Bimby: 5 min, colher inversa, 100º).
Adicionar o camarão, temperar e continuar a cozinhar (Bimby: 10min, colher inversa, 100º).
No final, juntar o feijão (lavado e escorrido) e deixar cozinhar (Bimby: 5min, colher inversa, 100º).
Rectificar os temperos, polvilhar com coentros (opcional) e servir.
Baseada na receita "Feijoada de camarão com chouriço" da Teleculinária ERC nº6
Castanhas assadas
Hoje fiz as primeiras castanhas da época... fi-las exactamente como está no vídeo que já publiquei aqui no blogue
Ficaram óptimas!
Ficaram óptimas!
sábado
Mousse de Limão

Esta receita é fantástica! Pelo sabor, frescura, pelo maravilhoso toque cítrico do limão, pela sua consistência cremosa e acima de tudo... pela rapidez e facilidade da sua execução!
Ingredientes:
1/2 chávena ou 120 ml de sumo de limão (puro)
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas
Para decorar raspa da casca de 1/2 limão (opcional)
Preparação:
Bater as natas até dobrarem de volume (Bimby: 1,5min vel 4).
Juntar o leite condensado e misturar (bimby 1min vel4).
Sempre a bater, acrescentar o sumo do limão aos poucos, a mistura começa imediatamente a ganhar consistência, Continuar a bater durante mais 1 minuto.
Passar a mousse para o prato de servir e decorar com a raspa do limão, levar ao frio durante 3 horas.

sexta-feira
Castanhas Assadas no forno - a fazer!
Encontrei este vídeo e parece-me que vou pô-lo em prática já este fim de semana... depois conto-vos a minha experiência.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












.jpg)




