sábado

Bolo das rosas

Já andava com esta receita debaixo de olho há muito tempo... Finalmente decidi fazê-la e só me arrependo de não a ter feito mais cedo.
Fica fantástico! O problema é deixar de comer :P

Tirei a receita do No Soup e do Figo Lampo.





Ingredientes
Massa: 5
50gr de farinha
20gr de fermento de padeiro fresco (ou 1/2 saqueta fermipan),
2,5dl de leite,
125gr de manteiga,
2 ovos,
uma pitada de sal

Recheio:
125gr de manteiga,
125gr de açúcar,
125gr de amendoas trituradas

Calda:
390gr de água,
180gr de açúcar, 1
 vagem de baunilha (não usei)





Preparação:


(Bimby): Deite o leite no copo e programe 3 min, temp 50º, vel 1. Junte o fermento 10 seg, vel 4 e depois a manteiga 15 seg, vel 4. Adicione a farinha com o sal 20 seg, vel 6. Na velocidade 3 e com a maquina em movimento, junte os ovos e bata 3 minutos no modo espiga. Deixe a massa repousar no copo da maquina durante 30 a 40 minutos ou até dobrar de volume.

(MFP): Coloque todos os ingredientes da massa na cuba da máquina e seleccione o programa “Massa”.

(Tradicional): Dissolva o fermento e o sal no leite morno. Amasse a farinha com a manteiga derretida. Deite o leite aos poucos e amasse até estar seco. Acrescente depois um ovo de cada vez e amasse muito bem, deixando levedar até dobrar de volume (aproximadamente 1 hora).

Forre uma forma de mola (diametro 26cm) com papel vegetal.
Estenda a massa, polvilhando com farinha a bancada e comece a trabalhá-la. Com a ajuda do rolo da massa forme um rectângulo.
Pincele o rectângulo com a manteiga macia e espalhe por cima a amêndoa misturada com o açucar. Comece a enrolar a massa com este recheio como se de uma torta se tratasse. Enrole-a sobre o lado menor, resultando um comprimento de rolo maior. Com uma faca afiada apare as pontas e divida-o em partes iguais, dipondo-as na forma untada e coberta com papel vegetal.
Deixe levedar mais 30 minutos e leve ao forno quando as rosas ocuparem o espaço todo e se pressionarem entre si. No forno ficam cerca de 30min a 200º.

Enquanto o bolo está no forno, prepare a calda. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 20 min, temp varoma, vel 1, ou leve a lume brando num tacho, mexendo sempre até engrossar e ganhar o ponto de calda.

Regue o bolo, acabado de sair do forno e ainda dentro da forma, com esta calda. Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

Bom apetite!



4 comentários:

  1. Deve ser uma maravilha este bolo! :) * hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia de bolinho,e o recheio ui adoro. Obrigada pela partilha

    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. pronto... mais um para engrossar a lista de receitas que quero fazer em breve.
    desta forma nunca mais consigo começar a minha dieta! lol

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma verdadeira maravilha, que delícia deve estar!

    ResponderEliminar