terça-feira

Doughnuts




Ingredientes

1 saco de fermipan (ou equivalente) 
30 ml água morna (45º C)
175ml leite morno
50g sugar
1/2 c.chá salt
1 ovo
35g manteiga
315g farinha trigo
óleo para fritar
cobertura: 
100g icing sugar
1 c.chá extrato de baunilha
30ml água quente (aprox)

Preparação:
Tradicional
Espalhe a levedura na água morna e deixar ativar durante 5 minutos (ou até criar espuma).
Numa tigela larga colocar a mistura de levedura, o açucar, os ovos, a manteiga e metade da farinha. Misturar a uma velocidade reduzida e ir juntando, a pouco e pouco, a restante farinha, até a massa se soltar da taça. 
Amassar durante 5 minutos, até a massase apresentar macia e elástica. Deixar repousar num recipiente untado, num local ameno e sem correntes de ar, tapado, até dobrar de volume.
Na máquina de pão
Colocar todos os ingredientes e iniciar o programa "massa" ou "amassar". Ter atenção na consistência da massa após incorporação dos ingredientes (a massa deve soltar-se da cuba sem estar seca) e juntar mais leite ou farinha se necessário (uma colher de sopa de cada vez).

Depois da massa ter levedado, retirá-la do recipiente para uma superfície bem enfarinhada e estendê-la até 1cm de espessura. Cortar com um cortador circular (enfarinhado) dando a forma de um doughnut (um aro), deixar os doughnuts levedar mais uma vez até dobrarem de volume, cobertos por um pano limpo).

Entretanto pode ir preparando a glace, misturando o icing sugar com a água quente e a baunilha até obter um creme fluido e macio.

Aquecer o óleo e fritar os aros, virando-os a meio da cozedura, reirar e escorrer bem em papel absorvente, passar pelo glacé ainda quentes e deixar repousar numa rede por cima de um tabuleiro (para limpeza mais fácil).


Nota pessoal: Eu fiz a massa na MFP e não cheguei a deixar repousar segunda vez, acabaram por crescer imenso no óleo... ficaram óptimos na mesma e poupei bastante tempo :)



3 comentários:

  1. Ficam com um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, estes ficam mesmo bons! A parte de fora é assim meio crocante e por dentro muito macios, sem ser muito doce (pode-se alterar a cobertura, eu deixei alguns sem cobertura).
      São fritos, mas como eles "levedaram" ao fritar, o óleo não é absorvido.

      Eliminar
  2. Mas que bons :) E eu adoro donuts!!!!
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar