domingo

Pão de Pirex

Esta receita é simplesmente fabulosa, rápida e fácil, em aproximadamente uma hora ficamos com um pão delicioso, fofinho e saboroso a sair do forno :)

A primeira vez que vi esta receita foi no Forum Bimby, tendo sido colocada pela IRebelo... uma grande Mulher que, infelizmente, já não está entre nós.
Também em jeito de homenagem a ela, apresento o "Pão de Pirex" tal-qual ela a colocou no forum (algumas adaptações nas quantidades, tb feitas por ela).



Ingredientes


175 gr de agua
20 gr de azeite
25 gr de fermento de padeiro fresco
300 gr de farinha (juntei bastante mais durante o amassado, no total talvez 450g)
1 colh de chá de sal

Preparação

Colocar no copo, a agua, o azeite e o fermento de padeiro, programar 2m, 37º, veloc 2. De seguida adicionar a farinha, o sal e programar 10s, veloc 6 e depois 2m veloc. espiga.
Enquanto está a amassar verificar através do bucal se a massa está descolada das paredes do copo, se não está (nem todas as farinhas absorvem os mesmos liquidos) juntamos pouco a pouco mais farinha até a massa começar a descolar das paredes do copo.

Enfarinhamos as mãos, retiramos a massa e passamos para um local enfarinhado, damos a forma à massa e pomos dentro de um pirex c/tampa, previamente pincelado c/azeite e fazemos uns cortes rápidos, pincelamos c/azeite e polvilhamos c/farinha.

Levar ao forno em frio a 220º durante uns 40 a 50m, até que o mesmo esteja dourado.



O interior, ainda a fumegar...


Se quiserem podem tb fazer à mão ou na MFP (no programa "Massa"), colocando todos os ingredientes e retirando a massa assim que acabar de amassar (sem deixar levedar).

6 comentários:

  1. A Irebelo jamais será esquecida, foi dela que me veio a vontade de fazer pão. Quem diria que se tornaria uma paixão... :)
    E, adivinha, este foi o primeiro pão que fiz! :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É de facto uma delícia este pão, acabadinho de fazer! Também foi um dos meus primeiros... a IRebelo deixa-nos um legado de receitas (nomeadamente de pão) fabuloso!
    É bom lembrar pessoas boas :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou sem dúvida um pão lindo e fofo, obrigado por o partilhares,

    beijos e uma optima semana!

    ResponderEliminar
  4. este pao ficara nas nossAS MEMORIAS.
    BEIJINHO

    ResponderEliminar
  5. Já fiz diversas vezes esta receita,....e é sem dúvida alguma,...a melhor forma de homenagear um pessoa que já não se encontra entre nós,.....Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou um pão maravilhoso, obrigado por partilhares,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar