domingo, Julho 26, 2009

Rissóis e croquetes de carne

Vai sempre sobrando carne... e eu, como já sabem, detesto deitá-la fora... vou guardando (no congelador) até ter coragem para a transformar em algo.

Desta vez foram rissóis e croquetes... que confesso que adoro comer mas não de fazer :S

O recheio de ambos é igual e é tão-só resultado de sobras de várias carnes (cozinhadas) trituradas na bimby... não levou mais nada.

Rissóis:



Para a massa (livro base TM31)

Ingredientes:
250 grs de água
250 grs de farinha
30 grs de manteiga
5 grs de azeite
1 pitada de sal

Preparação:
Colocar no copo a água, a manteiga, o azeite e o sal e programe 5 min., Temp.100º, Vel.1. Juntar a farinha de uma só vez e programar 20 seg., Vel.4.
Retirar a massa e amassar mais um pouco com as mãos formando uma bola e reservar e deixar arrefecer.

Quando a massa estiver fria (temp. ambiente), ir retirando pedaços, esticá-la com ajuda de um rolo da massa numa superfície enfarinhada, colocar um pouco de recheio, dobrar e cortar com um copo (por exemplo).

Passar os rissóis por ovo batido e pão ralado (o meu é ralado em casa com alho), colocar num tabuleiro e levar a congelar.

Depois é só fritar ou guardar em sacos, no congelador.

Este é o resultado (interior):




Croquetes:




Com o que sobrou do recheio dos rissóis, decidi fazer uns croquetes, para isso bastou juntar ao recheio de carne um béchamel bem espesso:

300gr leite
100gr farinha
25gr margarina
sal,noz moscada q.b.

Juntar todos os ingredientes no copo e programar 7 minutos, vel.4, temp 90º.
Adicionar este béchamel à carne e levar ao frigorífico durante umas horas (preferencialmente de um dia para o outro).

Quando a mistura estiver bem fria e consistente, moldar os croquetes (eu fiz bolinhas), passar por pão ralado, ovo batido e novamente por pão ralado.
Congelar num tabuleiro e só depois fritar ou guardar em sacos de congelação.

14 comentários:

  1. Hummm que maravilha, são chatos de fazer como tudo , mas tão bons de comer :-)

    ResponderEliminar
  2. Mesmo com pés de Fiona, ainda conseguiste fazer esta maravilha.
    Amiga muito obrigado,pelas palavras doces que escrevestes.
    bjssss

    ResponderEliminar
  3. eu também faço rissóis em casa, não gosto dos de compra, mas ultimamente tem me dado a preguicite aguda em fazer :))) mas saõ tao bons!!!

    e os teus ficaram bem bonitos!!

    bjkas

    ResponderEliminar
  4. Sei que estás nas ultimas, mas aceita lá o selo que tenho para ti no blog,fica como recordação...hehe.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Eu confesso que gosto de fazer, quando tenho mais tempo livre, o que é raro com as miudas. Relaxo e deixo-me ir naquele movimento do amassa, recheia e corta... Essas bolinhas estão com um ar muito apetitoso e nunca fiz nesse formato, foi uma boa dica! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Estão óptimos!
    Rissóis já fiz com vários recheios, mas de carne ainda não experimentei.
    Croquetes ando à imenso tempo para experimentar, mas vai passando e nunca mais chega o dia.
    É trabalhoso, concordo contigo, mas eu gosto!
    Tanto de os fazer como de os comer!

    ResponderEliminar
  7. Mas que apetitosoa!!! O sabor e o aspecto compensa a trabalheira exigida para tal...de vez enquando também me dá para isso, sabe tão bem ir á arca e ter lá um saco de rissóis prontinhos a fritar!!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro salgados.. ando a imenso tempo para fazer e ainda não fiz.. os teus estão tão lindos.. tenho mesmo que fazer
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bem, esse interior está de perder a cabeça! Bem bons! hehehe:)

    ResponderEliminar
  10. Querida, nunca fiz rissóis e nem croquetes em casa, mas tenho muita vontade de fazê-los!! Esses seus ficaram lindos demais... adorei!!!
    Grande beijo,

    Mari

    ResponderEliminar
  11. Aiiii que maravilha!! Eu adoro estes salgadinhos e ficaram tão bonitos que apetece trincar o ecrã! Ai que fomeee!! :P

    ResponderEliminar
  12. que lindos!!!
    eu ainda não consegui acertar com a receita!

    ResponderEliminar