quarta-feira

Primeiras sopas do bebé

O meu M., como já tinha referido aqui, foi amamentado, em exclusivo, até aos 6 meses... o início da diversificação alimentar foi um pouco diferente para quem amamenta "apenas" até aos 4/5 meses, pois já podia introduzir alguns alimentos a partir desta idade (por exemplo, cereais com glúten).

Claro que, estando o meu menino no percentil 90/95, a pedi aconselhou-nos a iniciar logo as sopas e dar papas só muito de vez em quando :P

E assim foi...

Quero apenas chamar a atenção que as medidas que aqui coloco são MUITO flexíveis, nomeadamente a quantidade de água (podem gostar mais espesso ou mais ralo)...

O ÍNICIO

- começar pela Sopa-Base e ir acrescentando, até um maximo de 5 ou 6  legumes (incluindo os da base). A frequência deve ser de um novo ingrediente a cada 4 dias.

- Faço sopa para várias refeições e depois vou descongelando à medida que necessito, faço dois tipos de sopa para ir alternando.


PRIMEIRAS SOPAS DO BEBÉ

DOSES: Para 5 doses (aproximadamente)
BASE: 250g batatas + 100g de abóbora OU cenoura + 1 cebola pequena

  ADICIONAR: até 5 ou 6 ingredientes (num total aprox de 150g):
     Legumes Brancos (alho francês, Chuchu, nabo, batata doce, courgette,...)
          e/ou
     Legumes Verdes (Agrião, Nabiça, Aipo, Alface, Couve-flor, feijão verde, brócolos,...)
          e (opcional)
     Aromático (salsa, coentros, funcho, alho) – colocar pouca quantidade

  JUNTAR: 500g de água e um fio de azeite (no final da cozedura, antes de triturar)

4 semanas depois de iniciar as sopas de legumes, podemos introduzir a CARNE: adicionar 20g de carne por dose, ou seja, para 5 doses, colocar 100g de carne, devendo ser magra e branca (peito de frango, peito de peru, coelho, borrego, vitela).


Notas: quando coloco alho francês não coloco a cebola; alface colocar apenas 3 folhas pequenas para a quantidade de sopa apresentada.

11 comentários:

  1. Pois é minha amiga, recuei 16 anos....hehhe.
    bjssss

    ResponderEliminar
  2. Também alimentei o meu em exclusivo até aos 6 meses. Também faço a sopa assim. Mas a sopa ele não gosta custa-lhe a comer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tudo tão bem explicado!! :) Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  4. Oi!! Os nossos meninos são tão parecidos... nasceram no mm dia, o percentil é o mesmo, a pediatra não é a mm mas é no mesmo sitio (isto se ainda não mudaste) e a alimentação foi iniciada +/- da mesma forma. O meu bebe começou com as sopas logo, mas aos 5 meses, comia uma sopa de legumes e o resto só maminha (até os 6 meses. Agora já come duas sopinhas (almoço e jantar), papa só de vez em quando ao lanche. O D. está muito manhoso agora para comer a sopa, come mas sempre a refilar, quer palhaçadas :p depois a frutinha come que é uma maravilha. Enfim...penso que são fases. Beijinhos para ti e para o M.

    ResponderEliminar
  5. Que blog tão giro!O bebe é muito fofo!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  6. Já agora és capaz de me dar uma dica para fazer o meu filho comer isso??? (eheheh)
    è que o malandro não come sopa nem por nada,fecha a boca do género, aqui não entra MAIS NADA,pode ser que com o tempo isto passe.
    Mas obrigada pela partilha dá sempre jeito.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Obrigada :)

    Hélia... experimenta cozer uma maçã ou uma pêra com a sopa, ou coloca uma batata doce... pode ser que funcione...

    Ana e Hugo... realmente estamos na mesma onde hehee... ainda continuo na mesma clinica sim, adoro a minha pedi!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:03

    gosto muito dos comentarios e da explicaçao parabens

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:54

    Olá o meu nome é Raquel e tenho uma bebé de 3 meses a Sara. Até agora só tenho dado mama e ela está a desenvolver muito bem.Gostaria de continuar a amamentar em exclusivo até aos 6 meses como algumas de vocês. Se me pudessem dar alguns conselhos para conseguir, uma vez que vou começar a trabalhar quando a Sara tiver 5 meses, não sei como fazer para amamentar em exclusivo até aos 6 meses.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:19

    A sopinha faz mto bem....o cóco fica mais sólido e consistente..

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:42

    óla eu sou a Dora tenho 33 anos ja estou com o 3 filho,gostaria de partilhar o seguinte,a minha filha mais velha eu não tive mama para lhe dar ,e foi uma criança de muito alimento ,dai a ter iniçiado as sopas aos 3m de idade,o meu filho de 3 mese não se fica com a mama ,e vou fazer o mesmo que fiz ha minha menina de 10 anos
    obrigado pela atenção

    ResponderEliminar